5041 - 6296 / 5093 – 3830  
atendimentomuroazul@gmail.com

Dicas e testes   >    A academia como aliada nas corridas


A academia como aliada nas corridas


Para quem ama correr, a combinação corrida e musculação é essencial para obter um ótimo desenvolvimento. O ganho de força na academia ajuda o corredor a gastar menos energia, já que músculos bem desenvolvidos geram economia de movimento por conta da eficiência do gesto motor e evita as lesões. Com isso, o corredor de uma maratona tem uma ótima disposição nas corridas. Essa afirmação é discutida por Ronaldo Martinelli, professor de educação física e treinador de corrida, em um breve artigo reproduzido a seguir.

“O treinamento de força pode ajudar na economia de corrida, além de prevenir lesões, já que o movimento excêntrico (alongamento dos músculos) é o que mais causa lesões”.

Correr não é só para esportistas, mas também é fundamental para o emagrecimento, pois incluir exercícios aeróbicos na sua rotina de atividades físicas aliado a uma dieta saudável gera queima de calorias e previne várias doenças. Essa afirmação é discutida por Mayo Clinic:

“A quantidade de calorias que você queima em uma corrida depende de uma série de fatores, mas o principal deles é o seu próprio peso. Em geral, você pode calcular o total de calorias gastas em uma corrida multiplicando o seu peso em pounds (lembre-se que 1 kg é igual a 2,2 pounds) por 0,75. Por exemplo, uma pessoa que pesa 73 kg (ou 160 pounds) queima 120 calorias em uma corrida de 1,6 km. No entanto, correr 1,6 km não é fácil e queimar as 120 calorias que você deseja também não é. Mas lembre-se, emagrecer não acontece de uma hora para outra e podem durar semanas e até meses para que você comece a notar alguma diferença em seu corpo. E se você combinar a corrida com uma dieta saudável de baixa calorias e menor consumo de gordura saturada, é certo que os resultados aparecerão mais cedo. Ao ganhar músculos com a prática de exercícios o seu corpo passará naturalmente a queimar mais calorias do que antes já que um corpo mais musculoso queima mais calorias o tempo todo, não apenas quando você está correndo.”

Enfim, é possível atingir vários benefícios por meio da corrida e academia, basta ter força de vontade, garra e disciplina. Procure seu médico ou personal trainer antes de iniciar as atividades físicas regularmente.

Fontes: Webrun da Uol: Artigo: Musculação é uma grande aliada para corredores: entenda os benefícios, 2013. < http://bit.ly/1NOF589 >; Dicas de corrida: Artigo: Como correr para perder peso, 2013. < http://bit.ly/1SCPtXc>