5041 - 6296 / 5093 – 3830  
atendimentomuroazul@gmail.com

Dicas e testes   >    Atividades Físicas auxiliam no combate ao câncer


Atividades Físicas auxiliam no combate ao câncer


Estudos recentes comprovaram que atividades físicas e/ou a práticas de esportes são aliados fortes contra vários tipos de câncer. Sobre essa temática, o Doutor Drauzio Varella, em um dos seus artigos publicados, ressalta que primeiramente quando uma pessoa faz atividades físicas, por si só, ela haverá mais saúde, pois já está combatendo o sedentarismo, reduzido a possibilidade de haver obesidade e outras doenças mais comuns.

Além disso, pesquisas confirmaram que mulheres ativas fisicamente têm menos riscos de ter câncer de cólon e cerca de 60% menos chances de terem câncer de mama, entre outros benefícios. Outros estudos publicados pela revista JAMA (The Journal of the American Medical Association) demonstraram também que fazer atividades físicas é algo que auxilia no pós-tratamento de alguém que já teve câncer, isto é, na recuperação efetiva e na inibição do surgimento de novas células cancerígenas. As pesquisas também demonstraram que as pessoas que tiveram câncer e que após o tratamento não praticaram exercícios, essas eram as mais sujeitas a ficarem doentes novamente.

Uma das explicações para esse tipo de proteção que as atividades fornecem ao corpo é que quando nos exercitamos mais há uma diminuição de células malignas, liberadas pelo tecido adiposo. Conforme o doutor Drauzio Varella, os resultados de ter uma vida ativa fisicamente superam mesmo até uma radioterapia ou quimioterapia:

"Reduzir em 50% a probabilidade de morrer de câncer de mama ou de intestino, pela adoção de um estilo de vida mais ativo, é um resultado inacreditável: nenhum tipo de radioterapia ou de quimioterapia – por mais agressiva que seja – demonstrou provocar esse impacto."

Portanto, escolher a opção de ter uma vida saudável, por meio da prática de atividades físicas, ajuda na prevenção de muitas doenças e também de casos mais graves, como câncer em até 50%, se mostra um método muito mais efetivo que outros tipos de tratamentos. Não só na prevenção, mas uma vida ativa também ajuda na recuperação de quem já esteve em tratamento contra esse tipo de doença.

Fonte: Dr. Drauzio. Link: http://drauziovarella.com.br/mulher-2/cancer-de-mama/atividade-fisica-ecancer/. Acessado em 23/02/16.