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Livre-se do sedentarismo!


Os números são alarmantes: pesquisas do Ministério da Saúde revelam que 80% dos brasileiros são classificados como sedentários e 68% têm sobrepeso ou obesidade. Apesar de todos os estímulos para que se tenha uma vida ativa, as pessoas estão se tornando reféns da vida moderna e diminuindo o ritmo de atividade física ou de movimentos diários.

Deixar uma vida sedentária para trás não é fácil, inserir atitudes saudáveis na rotina pode envolver uma mudança de comportamento, hábito e vida social.

O sedentarismo pode desenvolver uma série de problemas de saúde como o aumento de colesterol, tendência à diabetes e hipertensão, sobrepeso e obesidade. Com uma vida mais ativa, o colesterol baixa, a diabetes melhora, a hipertensão fica controlada e o sobrepeso pode ser superado.

Dicas para sair do sedentarismo

Motivação: é através dela que você dá o primeiro passo para sair do sedentarismo. Pratique uma atividade física que lhe dê ânimo no começo e seja a porta de entrada para uma vida mais ativa. Experimente atividades e esportes, dê preferência para aqueles com os quais você se identifica mais.

Uma vez animado, será mais fácil obter sucesso em seus objetivos. Inicie as atividades de forma lenta, até que seus músculos sintam-se cansados, e então pare. Aumente a duração do treino gradualmente até que possa realizá-lo de forma tranquila durante 30 minutos por dia sem sentir dor.

Quando isto acontecer, você já estará pronto para praticar exercícios que exijam mais do seu corpo. Tente aumentar a intensidade uma vez por semana. Inicie em ritmo lento para aquecer e depois, vá aumentando até que sua respiração fique ofegante. Quando isto acontecer, diminua o ritmo.

Mas por que é tão importante aumentar a intensidade do seu exercício? Porque agindo assim, você estará fortalecendo os músculos do seu corpo e a única maneira de isto acontecer é exercitando-se de maneira regular.

O correto é que você treine com um peso que possa gerar certo desconforto, em dias alternados e seguindo uma planilha de exercícios. Só assim você irá adquirir uma resistência melhor, um corpo mais saudável e obter sucesso em seus treinos.

Vale ressaltar que antes de qualquer atividade, você deve consultar seu médico.

Fonte: http://abiliodiniz.com.br/qualidade-de-vida/atividade-fisica/os-males-do-sedentarismo/

http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/20651-veja-as-melhores-estrategias-paradriblar-o-sedentarismo