5041 - 6296 / 5093 – 3830  
atendimentomuroazul@gmail.com

Dicas e testes   >    Perigo na Obesidade


Perigo na Obesidade


A obesidade é considerada uma verdadeira epidemia com consequências desastrosas para a saúde. Até mesmo países europeus, que não apresentavam este problema, já manifestam enorme preocupação com o assustador crescimento dos índices de ganho de peso em suas populações e investem de maneira consistente para prevenção. Essa afirmação é discutida pelo Doutor Alexandre, em um breve artigo reproduzido a seguir.

“Com o passar do tempo, a obesidade vai gerando uma inflação no organismo. Ela faz com que a insulina não funcione, o açúcar tenta entrar na célula, porém ela está fechada, bloqueada por gordura, e esse açúcar começa a sobrar na corrente sanguínea. Aí se dá o diagnóstico de diabetes. Então não é o consumo de açúcar sozinho que causa a diabetes, é a obesidade que desencadeia a doença, ou seja, a obesidade é uma doença que leva a outras doenças, como a diabetes, a hipertensão arterial, a apneia do sono, o aumento das triglicérides, a doenças cardiovasculares e outras.”

A melhor atitude para prevenção da obesidade é estimular hábitos saudáveis já nas fases mais precoces da vida, ou seja, entre 9 a 15 anos de idade. As pessoas sedentárias e com alimentação ruim possuem também um alto risco de ter doenças, por conta disso, a melhor forma é controlar a alimentação, praticar atividades físicas e procurar um nutricionista ou a academia. Dessa forma terá uma prevenção no ganho de peso excessivo. Essa afirmação é discutida pelo Roosevelt Menezes, professor de educação física, em um breve artigo reproduzido a seguir:

“A Magreza é resultado da adoção de novos hábitos, que incluem dormir melhor, escolher alimentos saudáveis, gerenciar o estresse e, claro, praticar uma atividade física, ou seja, o que precisamos é buscar equilíbrio em tudo na vida".

Você conseguirá atingir seus objetivos para uma vida saudável, basta ter garra e um bom acompanhamento. Procure profissionais da área da saúde.

Fontes: Jornal do commercio: Sedentarismo pode acelerar o aparecimento de doenças. 2016 < http://bit.ly/1VKI4aG > ;

Eu atleta: Atividade física na infância pode ser aliada contra obesidade na fase adulta. 2015 < http://glo.bo/1MPePPl >