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Benefícios da prática da meditação junto aos treinos


A meditação vem sendo inserida na medicina como parte de tratamentos complementares, mas não é só na área da saúde que ela é trabalhada, na academia começa a ser inserida como parte do treino e traz diversos benefícios. Além do corpo, a atividade oferece ganhos para mente como:

1. Manter o foco: Incorporar a meditação ao treino ajuda a manter o foco no momento, auxiliando na realização dos exercícios ao invés de se preocupar com outras coisas.

2. Auxilia no aprendizado de quando se deve continuar e quando recuar: Ao praticar a meditação nos tornamos mais autoconscientes do nosso próprio corpo, reconhecendo seus limites, ajudando a descobrir nossos pontos fortes e fracos e até onde ir durante os treinos.

3. Previne lesões: A prática da meditação também ativa nossa consciência, até durante os exercícios. O essencial é estar presente no momento. Ao invés de ligar o botão automático devemos começar a fazer as repetições e as séries prestando atenção em cada movimento, e em como ativar os músculos conscientemente e obter ótimos resultados.

4. Concentração na respiração: Parece que a respiração é algo natural, principalmente durante os exercícios, quando os músculos estão sendo privados de oxigênio. Porém, muitas vezes respiramos de forma inadequada. Por isso, precisamos controlar a respiração, observar quando estamos inspirando e expirando, quão profundo é ou não este ato, ajuda a passar pelos movimentos mais difíceis com mais facilidade.

5. Superar limites: Aquele momento em que estamos lutando para conseguir os últimos quilômetros de uma corrida, os últimos degraus de uma caminhada, ou as últimas pedaladas, é complicado manter a mente controlada. É nesse momento que as técnicas de meditação entram em ação. Elas mantêm a mente concentrada em cada passo sem pensar na exaustão, a respiração certa e o pensamento centrado no objetivo, ajudam a obter o resultado esperado

Fonte: https://boaforma.abril.com.br/fitness/evitar-lesoes-manter-o-foco-e-superar-os-desafios-os-beneficios-da-meditacao-para-o-treino/