5041 - 6296 / 5093 – 3830  
atendimentomuroazul@gmail.com

Dicas e testes   >    Atividade física inibe apetite por alimentos calóricos


Atividade física inibe apetite por alimentos calóricos


Atividade física aliada a uma boa alimentação é a equação certa para uma vida mais saudável. Quem pratica atividades físicas consegue não apenas controlar o peso e eliminar gorduras, mas também inibir o apetite por alimentos não saudáveis e aumentar a vontade por refeições que incluem legumes e frutas, por exemplo.

Essa é a conclusão de uma pesquisa que usou imagens de ressonância magnética para analisar a resposta do cérebro diante de alimentos muito ou pouco calóricos após a prática de um exercício físico intenso.

O estudo, realizado na Universidade de Aberdeen, na Grã-Bretanha, ajudou especialistas a entenderem melhor de que forma a atividade física pode ser aliada no combate à obesidade.

Como foi realizado o estudo

O estudo foi dividido em 2 partes. Na primeira, 15 homens saudáveis correram em uma velocidade alta durante uma hora. Depois, eles foram submetidos a um exame de ressonância magnética ao mesmo tempo em que olhavam para imagens de alimentos pouco ou muito saudáveis. Na segunda fase da pesquisa, os participantes foram submetidos ao mesmo um exame de ressonância, mas após terem passado uma hora descansando.

De acordo com os resultados, eles sentiram menos apetite pelas comidas pouco saudáveis.

Para confirmar as conclusões, a equipe também recolheu amostras de sangue dos participantes nas duas fases do estudo. Os autores descobriram que exercitar-se, em comparação com ficar em repouso, diminui os níveis de um hormônio que estimula o apetite e aumenta a quantidade de outro que inibe a fome.

A teoria dos pesquisadores é a de que, após uma atividade física intensa, o corpo de uma pessoa precisa repor água - e o seu cérebro entende que alimentos mais saudáveis e frescos são melhor fonte do líquido e, portanto, conseguirão satisfazer essa necessidade.

Alimentação e atividade física: aliados

De nada vale se exercitar sem cuidar da alimentação, da mesma forma que se alimentar bem e ser sedentário não combina.

Uma correta nutrição ajuda a evitar a fadiga, otimiza o período de recuperação, diminui o risco de lesões, além de garantir a correta reposição dos estoques de energia.

Fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/saude/atividade-fisica-inibe-apetite-por-alimentos-caloricos