5041 - 6296 / 5093 – 3830  
atendimentomuroazul@gmail.com

Dicas e testes   >    Exercícios físicos no combate à depressão


Você sabe o que é Condromalácia Patelar? As mulheres são as mais atingidas por essas dores


Um desgaste na cartilagem do joelho pode trazer muita dor e incomodo dependendo do grau da lesão. A região afetada é o condilo femoral, que acaba causando toda a inflamação no local. A Condromalácia Patelar é dividida em quatro níveis, de acordo com a gravidade do comprometimento da patela. Não existe uma informação específica sobre as possíveis causas, mas especialistas acreditam que determinadas atitudes, como estresse repetitivo das articulações do joelho podem favorecer o seu aparecimento, quando se pratica esportes de corrida ou saltos. Além disso, pode estar relacionado a uma condição muscular fraca na região do joelho e quadril, ou algum trauma como uma fratura ou deslocação.

Independente da causa ou grau, o paciente sente dores e existem algumas dicas para ajudar a diminuir o incomodo.

1. Mantenha um peso saudávelQualquer tipo de sobrecarga da articulação do joelho pode favorecer o aparecimento da dor e apesar do excesso de peso não ser o único fator, ele pode favorecer a dor.

2. Faça compressas geladas Para aliviar a dor, uma compressa de gelo pode ajudar bastante. Principalmente em casos agudos.

3. Sente com as pernas mais esticadas A forma como você senta e cruza as pernas pode trazer dores no joelho. Elas não podem ficar flexionadas demais ou paradas muito tempo na mesma posição. No trabalho é importante atentar para que se tenha espaço para movimentá-la.

4. Pratique exercícios O fortalecimento dos músculos da região, de forma correta, ajuda a prevenir dores relacionadas à condromalácia.

5. Evite escadas A flexão do joelho pode causar ou piorar as dores. Se não for possível evita-las, faça alongamentos antes e depois de subir e descer escadas.

6. Escolha bem os sapatos O sapato deve sempre ser confortável para os pés, mas quem tem condromalácia precisa se atentar ainda mais neste momento. O salto alto funciona como um vilão nesta história, uma vez que ele retrai a musculatura posterior, que precisa estar alongada.

Fonte: http://www.institutotrata.com.br/doencas/joelho/condromalacia-condropatia-patelar/