5041 - 6296 / 5093 – 3830  
atendimentomuroazul@gmail.com

Dicas e testes   >    Exercícios físicos no combate à depressão


Estudo aponta importância da prática de exercícios físicos na prevenção contra o câncer


O Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) realizou um estudo inédito que indicou que a prática de atividades físicas poderia reduzir 10 mil casos por ano dos cânceres de mama e de cólon no Brasil.

Para isso, a população deveria treinar cinco horas por dia, valor máximo apresentado em 6% dos participantes da pesquisa. Mas, como esse percentual é baixo e não representa o real cenário da maioria das pessoas, os pesquisadores calcularam um nível mais alcançável e tiveram a seguinte conclusão: se cada indivíduo realizasse 150 minutos de exercícios por semana, seriam evitados 2.300 casos de câncer anualmente. Em outra comparação, se as brasileiras treinassem tanto quanto a média dos homens, a redução seria de 500 ocorrências no ano.

O levantamento foi feito em parceria com as universidades de Harvard (EUA), Cambridge (Inglaterra) e Queensland (Austrália), sendo um resultado de um cruzamento entre a quantidade de casos dos dois tipos da doença com os dados da última Pesquisa Nacional de Saúde, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013.

Ou seja, muito mais do que estética, uma vida ativa é essencial para o bom funcionamento do corpo e, ainda, auxilia na prevenção de diversas doenças. Vamos nos exercitar!

Fonte: : https://boaforma.abril.com.br/fitness/estudo-reforca-papel-da-atividade-fisica-na-prevencao-do-cancer-no-brasil/