5041 - 6296 / 5093 – 3830  
atendimentomuroazul@gmail.com

Dicas e testes   >    Jejum e exercício físico. Pode?


Jejum e exercício físico. Pode?


Para aqueles que a prioridade é emagrecimento e perda de medidas aliar o jejum e o exercício é uma tentação. O pensamento de que comer menos e fazer mais atividades físicas vão acelerar a perda de gordura é um risco que muitos colocam em prática.

O que se pensa: após período em jejum, o organismo teria menos carboidratos, por exemplo, e quando fosse necessário queimar energia, a gordura seria a “vítima”.

Não é bem assim. O carboidrato é essencial para a produção de energia durante a atividade física. Se faltar, a prática já está prejudicada, o desempenho não será 100% e o gasto calórico também não será o ideal. Ou seja, o rendimento é comprometido pelo jejum.

A falta de carboidrato no organismo ameaça um índice muito importante para o nosso corpo, a glicemia, o nível de glicose no sangue. Praticar exercícios em jejum pode causar mal estar, tontura, e até mesmo uma síncope, um quadro de risco à saúde. Infelizmente, esses sintomas são bastante frequentes nas academias.

Aquele que vai treinar pela manhã sem tomar café da manhã está a cerca de dez horas em jejum. Seu organismo está debilitado, por falta de diversos nutrientes. Seu nível de glicose estará baixo, em possível estágio inicial de hipoglicemia. O exercício só vai comprometer ainda mais o rendimento físico e, consequentemente, a saúde.

Jejum e exercício físico não pode!

Conclusão: a atividade física em jejum não queima gordura nem acelera a perda de peso ou medidas. O resultado será a hipoglicemia: grande produção de corpos cetônicos, que são responsáveis pela acidose metabólica, aquele hálito de acetona na boca, além de fadiga muscular, queda de rendimento, náuseas e vertigens.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2014/03/fazer-exercicios-em-jejum-representa-perigo-ecompromete-desempenho.html http://www.maisequilibrio.com.br/nutricao/cuidado-com-o-jejum-antes-dos-exercicios-fisicos-2-1-1-667.html http://o2porminuto.ativo.com/corrida-de-rua/blogs/exercicio-fisico-em-jejum-pratica-nada-saudavel/