5041 - 6296 / 5093 – 3830  
atendimentomuroazul@gmail.com

Dicas e testes   >    Academia: uma aliada para um envelhecimento saudável


Academia: uma aliada para um envelhecimento saudável


Infelizmente, o sedentarismo tem sido um dos grandes fatores a serem combatidos na sociedade atual. Isso porque cada vez mais estamos acostumados a uma rotina que impede de nos movimentarmos mais e de praticarmos exercícios físicos e esportes. De acordo Wilson Jacob (2006) em um estudo apresentado em um Congresso na Universidade de São Paulo (USP), o caso do sedentarismo em idosos é mais preocupante: chega a ser 90%.

São muitas doenças que os idosos possuem e que têm como uma das causas a falta da prática de exercícios físicos: obesidade; não formação vascular; imunidade humoral e celular; desequilíbrio emocional, entre outras. Além disso, esse estudo ressalta que fazer atividades físicas na terceira idade é uma das maneiras mais eficazes de evitar doenças ligadas ao sistema motor. Ao envelhecermos, o nosso corpo precisa de cuidados específicos para manter a saúde. Exercitar-se nesse momento é tão importante quanto nas demais fazes da nossa vida, conforme Wilson Jacob (2006):

"Assim, fica evidente que o sedentarismo pode ser, isoladamente, responsável por grave estado de limitação da saúde do idoso, mormente os mais longevos e o seu tratamento, exclusivamente baseado na prática de atividade física, tem a capacidade de restituir a estes pacientes o seu estado funcional prévio, a despeito de quaisquer outras ações terapêuticas dirigidas às demais co-morbidades presentes." (p. 2)

Pessoas que estão na terceira idade e frequentam a academia para fazer exercícios físicos, ao contrário do que muitos imaginam, têm o corpo mais resistente às fraquezas típicas dessa fase da vida. Além dos exercícios aeróbicos, os idosos também podem fazer treinos para aumentar a força muscular, melhorando na densidade óssea e a flexibilidade dos órgãos, como indica Wilson Jacob (2006). O autor do estudo destaca também que em caso de idosos com diabetes, a atividade física é primordial para que haja a captação de glicose insulina-independente, auxiliando no tratamento contra essa doença. Isso comprova que mesmo aqueles que apresentam algum tipo de doença, podem se beneficiar das melhorias advindas do fato de praticar atividades físicas. Portanto, a academia é um dos locais propícios para mantermos a saúde em equilíbrio tanto na nossa juventude quanto na terceira idade.

Fonte: FILHO, Wilson Jacob. Atividade física e envelhecimento saudável. In: XI Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos países de língua portuguesa. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.20, p.73-77, set. 2006. Suplemento n.5.