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A Importância da Hidratação no Exercício Físico


Praticar atividade física é essencial para a manutenção da saúde e para atingir uma vida mais feliz e com maior qualidade. Essa prática pode ajudar a aliviar o estresse e fornecer um sentimento agradável de bem-estar, mas não pense que somente calçar um tênis e sair fazendo exercícios trará a saúde desejada. Alguns cuidados devem ser tomados para uma atividade segura, como usar roupas apropriadas, fazer uma avaliação médica e se hidratar bem. Aliás, a hidratação é um dos aspectos mais importantes antes, durante e após uma atividade física.

A água é o mais abundante componente presente na composição do corpo humano, ocupando entre 45% e 70% de seu volume, e possui papel importantíssimo na regulação das mais variadas funções, dentre elas a temperatura corporal. Durante a prática de exercícios, há perdas significativas de líquidos e minerais, por isso, uma hidratação adequada é fundamental para que o rendimento físico e a saúde não sejam comprometidos, pois ao praticar atividades físicas, a taxa de transpiração é altamente variável, oscilando entre 1 e 2 litros de líquidos por hora de exercício, dependendo do ritmo e intensidade. Desse modo, o corpo precisa de hidratação.

A desidratação é classificada como a perda dinâmica de água pelo corpo e existem diversos fatores que podem contribuir para isso, como a intensidade e a duração dos exercícios físicos, o clima e até o tipo de roupa utilizada. A perda excessiva de água faz com que o ritmo cardíaco aumente por conta da diminuição do volume sanguíneo. Essa afirmação é discutida por Machado Moreira (2006)* em um breve artigo reproduzido a seguir:

“Outro fato importante é que não se deve esperar ter sede para beber água, já que um desporto atrasa sempre o aparecimento da sensação de sede e, quando ela é percebida, já foi perdido um excesso de água e surgiu a fadiga. O mecanismo fisiológico de compensação da sede não é prontamente desencadeado, pelo que, quaisquer que sejam as condições climáticas e a intensidade da duração do esforço, é imprescindíveis suplementares o atleta com líquidos desde o seu início, e mesmo antes dele, com intervalos regulares e a um ritmo suficiente para substituir convenientemente as perdas de líquidos”.

A hidratação deve acontecer da seguinte forma:

 Antes do exercício: Fazer uma ingestão adequada de água 24 horas antes da realização da prova ou do exercício, consumir 500 ml de água ou isotônico 2 horas antes do exercício.

 Durante o exercício: Se possível, a cada 20 minutos ingerir água ou isotônico.

 Após o exercício: Hidratar com alguma bebida isotônica e fazer uma refeição rica em carboidratos.

É importante deixar uma garrafa de água sempre ao alcance para criar o hábito de ingerir o líquido todos os dias com a frequência adequada. O corpo humano agradece!

Fontes: Equipe Cia Athletica. Artigo: A importância da hidratação na atividade física. 2013 ; Tavares, Rejane Giacomelli. Artigo: Estratégias de hidratação antes, durante e após o exercício em atletas de elite. 2008