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Exercícios físicos além da perda de peso


Um pensamento popular sobre exercícios físicos e a frequência dos treinos na academia é que eles servem apenas para perder peso. Porém, a prática de atividades esportivas vai muito além.

O hábito de se exercitar deve ser visto de forma mais abrangente, pois, além de deixar o corpo mais bem definido e bonito, também agrega bem-estar, condicionamento cardiorrespiratório e integração, trazendo assim benefícios incalculáveis para a saúde.

É claro que qualquer atividade física gera também um gasto calórico, bom para quem deseja enxugar a silhueta. Mas, frequentar uma academia ou se exercitar pode não ser o suficiente para emagrecer, depende de vários fatores como:

quanto o indivíduo ingere de calorias e como é seu metabolismo.

Endorfina

Quem pratica atividades físicas com frequência reconhece os sentimentos de relaxamento, bom humor e a sensação de que nada pode te tirar do sério.

Após uma corrida, pedalada ou qualquer tipo de exercício, não há quem não se sinta de bem com a vida e em harmonia com o próprio corpo. As sensações podem variar de pessoa para pessoa, mas a tranquilidade e os efeitos fisiológicos promovidos pela adrenalina durante o esforço são infalíveis.

Tudo acontece graças aos efeitos da endorfina liberados no corpo, também conhecida como hormônio do prazer.

Com isso, as pessoas ficam mais dispostas, ganham uma postura melhor e elevam a autoestima, proporcionando uma maior segurança em todos os sentidos.

Mais benefícios

Os exercícios também auxiliam tratamentos médicos para redução de peso e até mesmo agregam a tratamentos cirúrgicos estéticos, pois normalmente são aliados à recuperação, trazendo benefícios como melhoria do tônus muscular, regulagem da pressão arterial, diminuição da perda de massa magra, manutenção e aumento do metabolismo, minimização da ansiedade e da depressão, aumento da força e firmeza da pele.

O hábito de se exercitar deveria ser para as pessoas assim como é tomar banho e escovar os dentes. Por outro lado, exagerar no treinamento pode ser maléfico: overtraining é uma situação em que o indivíduo passa dos limites.

O organismo deve ter o estímulo dos treinos, mas a parte de intervalo e de descanso é fundamental para um bom resultado. Quando alguns sintomas como lesões musculares, cãibras, fraturas e mal estar começarem a surgir devido ao excesso de treino, devemos imediatamente procurar um especialista para averiguar o que está ocorrendo.

É importante que a prática de exercícios físicos esteja sempre aliada a uma boa alimentação, pois disso depende a saúde e o resultado esperado emvqualquer tipo de treinamentos esportivo. Fontes: Site O Debate e Revista Sport Life