Sala de Cardio

    São salas equipadas com esteiras e bicicletas que têm como objetivo principal levar o aluno a obter uma melhor condição aeróbica através de trabalhos com cargas leves e de longa duração, mantendo um batimento cardíaco na faixa de 60% de esforço, tendo como variações de trabalho: fartlack, circuitos, tiros curtos a 100% de esforço, tiros longos a 80% de esforço. Com a prática regular e progressiva de exercícios físicos, o indivíduo pode obter os seguintes benefícios fisiológicos:

    • Melhora da força do coração para bombear mais sangue para o corpo com menos esforço;

    • Sua frequência cardíaca de repouso diminui;

    • Melhora a vascularização do coração e dos músculos esqueléticos;

    • Capacidade respiratória;

    • Perda de gordura;

    • Redução significativa de triglicérides e colesterol;

    • Aumenta a força dos músculos do corpo e a resistência dos ossos;

    • Favorece a digestão e os processos de eliminação;

    • Promove melhor controle da diabetes e outras doenças metabólicas e cardiovasculares;

    • Melhora a qualidade do sono;

    • Melhora o rendimento intelectual;

    • Melhora a eficiência do sistema imunológico.

    Para permanecer condicionado e manter os benefícios fisiológicos, motivacionais e estéticos adquiridos, deve-se manter um nível de atividade moderado de pelo menos 3 vezes por semana, por pelo menos 30 a 45 minutos de atividade aeróbia, como caminhadas, trotes, corridas, andar de bicicleta, natação, hidroginástica e dança; e complementar esta rotina de exercícios aeróbios com exercícios de flexibilidade, força e resistência muscular.