Se engana quem pensa que a Academia para a Terceira Idade não é uma boa ideia. Não existe idade certa para se exercitar, mas há exercícios específicos para cada faixa etária e realidade.

Seja para você ou para algum familiar, entender como funciona a Academia para a Terceira Idade é fundamental para aproveitar a melhor idade com o máximo de saúde e bem-estar!

O que é a Academia para Terceira Idade

A Academia para Terceira Idade é uma modalidade de exercícios funcionais desenvolvidos especificamente para pessoas com 60 anos ou mais.

Nossos corpos estão em constante mudança, seja ela direta ou indiretamente ligada aos nossos hábitos de alimentação e rotinas de exercício físico ao longo da vida. Estamos fadados a mudar e, quando chegamos em uma certa idade, algumas mudanças podem vir acompanhadas de certos problemas de saúde.

Quem está na terceira idade sabe que a força muscular e óssea já não é mais a mesma de 20 anos atrás. Isso não significa, porém, que é preciso parar de se exercitar e que o idoso pode passar a viver uma vida sedentária ou uma rotina de repouso. Exercitar-se faz bem e ajuda a evitar vários problemas de saúde.

Algumas doenças comuns da terceira idade são:

  • Doenças respiratórias, como asma e apneia;
  • Doenças ortopédicas, como problemas de coluna ou joelhos;
  • Dores nas articulações;
  • Disfunções do fígado, em função do acúmulo de gordura;
  • Colesterol alto;
  • Diabetes;
  • Hipertensão arterial;
  • Complicações metabólicas;
  • Perda muscular;
  • Enxaqueca;
  • Entre outras.

Qual o papel da Academia para a Terceira Idade?

A academia para a terceira idade colabora com o idoso e sua família, oferecendo uma rotina de exercícios adequada à sua realidade e faixa etária. O idoso jamais terá de levantar peso e desenvolver uma massa muscular definida, visto que o objetivo é puramente funcional, e não estético.

Claro, um idoso que está com sobrepeso pode encontrar, em uma rotina de exercícios funcionais, uma ferramenta para emagrecer e manter uma rotina mais saudável. Contudo, vale destacar que isso também pode envolver adequações na alimentação e acompanhamento médico.

Os exercícios realizados acompanham o ritmo de cada idoso. Não existe competição e o idoso aprenderá a conhecer as limitações do seu corpo e o que fazer para superar os desafios. Há uma equipe especializada para cuidar do idoso e garantir que o seu treino funcional seja prazeroso e benéfico, evitando acidentes.

A academia para idosos ajuda no combate ao sedentarismo

Um idoso que tem o hábito de se exercitar tende a ter uma vida mais saudável, queimando as calorias obtidas em excesso e mantendo a forma e o bem-estar, além de fortalecer os músculos e evitar um problema sério: a perda muscular.

Além disso, problemas como dores de cabeça crônicas e dificuldades na movimentação podem ser superados com treinos terrestres e aquáticos, exercícios desenvolvidos especificamente para esta finalidade.

Convidamos você a conhecer a Academia Muro Azul, uma academia com mais de 50 anos de tradição e experiência. Temos treinos voltados a crianças, jovens, adultos e idosos, cada um com suas próprias características e ritmo!