A natação para iniciantes é voltada para pessoas de qualquer idade, por isso, não se acanhe se você tiver 50 anos e quiser aprender a nadar.
Pequeno ou grande, como aprender a nadar? Enquanto alguns simplesmente querem dar o primeiro nado borboleta, outros, por medo da água, acham difícil dar um mero mergulho.
Estudos indicam que mais de um em cada cinco adultos não sabe nadar. A natação é uma atividade que deve ser aprendida desde cedo.
Mas nunca é tarde para pôr os pés na água. Aqui você verá diversas dicas e exercícios para aprender a nadar, independentemente da sua idade.
QUE IDADE É BOA PARA APRENDER NATAÇÃO PARA INICIANTES?
Seja na piscina ou no mar, é possível aprender natação para iniciantes desde muito cedo.
Mas para que uma criança possa realmente reter o que lhe é mostrado e saber como coordenar seus movimentos, é aconselhável ensiná-la a partir dos 5 anos.
Antes, nada impede que você o leve para ter contato com a água, seja na piscina ou no mar, mas em um espaço seguro, tanto para ele quanto para você.
Lembramos ser essencial colocar braçadeiras no seu filho. Você jamais deve desviar o olhar e aumentar a vigilância, especialmente durante os primeiros anos de natação.
A NATAÇÃO PARA INICIANTES É RECOMENDADA LOGO CEDO
Temos o exemplo dos nadadores bebês, que, mesmo que nem o próprio nome consiga falar, mergulham na água desde cedo.
Este despertar é uma vantagem para o seu filho, que se manterá em contato com a água e não terá medo quando começar a crescer e realmente aprender a nadar.
Cuidado, porém, com as sessões em piscinas municipais, pois o cloro jogado na água não é bom para os pequenos.
Dê preferência às piscinas que não recebam cloro e não hesite em acostumar o seu bebê a sua banheira, sempre acompanhado, claro.
Por outro lado, você pode muito bem aprender a nadar mesmo quando tiver mais de 50, 60 anos, por exemplo.
O único limite para aprender a natação para iniciantes é o seu desejo, porque se um em cada cinco adultos não sabe nadar, muitas vezes é porque tem medo de água.
Você terá que ir passo a passo, sem pressa. Na maioria dos casos, os adultos precisam de um profissional para aprender a nadar e superar certos medos e traumas.
COMO APRENDER A NADAR QUANDO ADULTO?
Como dissemos antes, a única coisa de que você necessita é vontade. É preciso ter coragem para ir até uma piscina municipal e pedir aulas quando for adulto.
Não se preocupe, há muito mais de você do que você pensa. A primeira coisa a fazer é pedir para assistir a uma aula, sem tomar banho.
Você poderá então ver o professor em ação e determinar se isso é realmente o que você deseja.
SUPERANDO SEU MEDO DE ÁGUA
Quer arriscar e fazer suas primeiras aulas? A primeira coisa que o professor fará, antes de ensiná-lo a nadar, é perder o medo da água.
Você terá que superar, ao lado dele, seu medo de água, se for o caso. Ele fará com que você faça exercícios aparentemente simples, mas que lhe permitirão relaxar e entrar gradualmente na água sem apreensão.
A coisa mais importante quando você quer aprender a nadar é construir uma relação de confiança com seu professor de natação.
É essa relação, aliada a seu desejo, que determinará o grau de sucesso do seu projeto.
As aulas podem ser distribuídas ao longo do tempo, mesmo que o professor o aconselhe de uma a duas sessões por semana, de 30 minutos cada.
Durante suas primeiras aulas, o objetivo final será mergulhar totalmente na água (onde você está com os pés).
Depois virá a etapa da cabeça debaixo d’água (não obrigatória). Você pode então começar o aprendizado real da natação.
Seu instrutor começará ensinando você a flutuar, usando diferentes acessórios. Entre os mais conhecidos, o espaguete é muito popular e prático.
Aos poucos, você faz os mesmos exercícios que o mais novo, que também quer aprender a nadar.
SEU FILHO DANDO AS PRIMEIRAS BRAÇADAS
É com muito orgulho que vemos nossos filhos alcançarem suas primeiras braçadas.
Mas antes de chegar lá, é fundamental passar por várias etapas. É bem possível ensinar seu filho sozinho, mesmo que aconselhamos, apesar de tudo, ter um professor, pelo menos por algumas aulas, o tempo em que a criança integra todos os movimentos.
Será muito mais difícil depois corrigir movimentos ruins. Aconteça o que acontecer, os passos são os mesmos.
O QUE FAZER ANTES DE ENTRAR NA ÁGUA
Para que uma criança (ou um adulto) aprenda a nadar, ela deve entender o que é exigido dela.
A natação para iniciantes mostra que tudo funciona graças à coordenação de braços e pernas. Não hesite em mostrar ao seu filho os gestos fora da piscina, para que ele possa usar sua memória visual.
Ele reproduzirá muito melhor o que conseguiu ver. Também você deve orientá-lo, ajudando-o a fazer a coisa certa. Assim, sua memória muscular também o ajudará a aprender mais rápido.
Gostou deste post? Por favor, comente abaixo, OK