Quando a maioria dos adultos pensa em exercícios, eles se imaginam malhando na academia, correndo em uma esteira ou levantando pesos, e a vantagem da academia para as crianças?
Para as crianças, o exercício significa brincar e ser fisicamente ativo. As crianças se exercitam quando têm aula de educação física na escola, no recreio, na aula de dança ou no treino de futebol, andando de bicicleta ou brincando de pique-pega.
Os muitos benefícios do exercício
Todos podem se beneficiar do exercício regular. As crianças ativas terão:
- Músculos e ossos mais fortes
- Peso saudável
- Menos chance de ter diabetes tipo 2
- Boa pressão arterial e bons níveis de colesterol no sangue
- Mais autoestima e menos chances de ter depressão ou ansiedade
Além de aproveitar os benefícios de saúde do exercício regular, as crianças em forma dormem melhor.
O exercício também melhora o desempenho escolar e torna as crianças menos propensas a desenvolver depressão. Crianças que se exercitam regularmente são mais capazes de lidar com desafios físicos e emocionais, desde correr para pegar um ônibus até estudar para uma prova.
Os 3 elementos da boa forma
Se você já observou crianças em um parquinho, viu os 3 elementos do condicionamento físico em ação quando elas:
- Correm (resistencia)
- Se penduram em barras (força);
- Curvam-se bem para marrar os sapatos (flexibilidade);
Os pais devem incentivar seus filhos a fazer uma variedade de atividades para que possam trabalhar nesses aspectos, e uma academia para crianças pode ajudar.
A resistência se desenvolve quando as crianças praticam exercícios aeróbicos regularmente. Durante o exercício aeróbico, grandes músculos se movem, o coração bate mais rápido e a pessoa respira com mais força. A atividade aeróbica fortalece o coração e melhora a capacidade do corpo de fornecer oxigênio a todas as células.
O exercício aeróbico pode ser divertido para adultos e crianças. As atividades aeróbicas incluem:
- Basquetebol;
- Ciclismo;
- Patinação no gelo;
- Futebol;
- Natação;
- Tênis;
- Caminhar;
- Correr;
- Escalar.
Mais força e flexibilidade
Melhorar a força não significa levantar pesos. Em vez disso, as crianças podem fazer flexões, abdominais, flexões e outros exercícios para ajudar a tonificar e fortalecer os músculos.
Eles também melhoram sua força quando escalam, fazem parada de mão ou lutam. O fortalecimento muscular e exercícios aeróbicos, como correr, pular e pular, também ajudam a construir ossos fortes .
Os exercícios de alongamento ajudam a melhorar a flexibilidade , permitindo que os músculos e as articulações se dobrem e se movam facilmente em toda a sua amplitude de movimento.
As crianças têm chances todos os dias de se alongar quando pegam um brinquedo, praticam uma abertura ou fazem uma estrela. Dança, ioga e artes marciais, como o karatê, são exemplos de atividades de flexibilidade.
O problema do sedentarismo
Crianças e adolescentes sentam muito mais do que costumavam. Eles passam horas todos os dias em frente às telas (TVs , smartphones, computadores, tablets e sistemas de jogos). Muito tempo de tela e pouca atividade física podem resultar em ganho de peso indesejado e até mesmo condições como ansiedade e depressão.
Uma das melhores maneiras de tornar as crianças mais ativas é limitar a quantidade de tempo gasto em atividades sedentárias, especialmente assistindo TV e usando telefones ou games.
A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda algumas dicas para os pais impor aos filhos:
- Coloque limites no tempo gasto usando mídia, o que inclui TV, mídia social e videogames. A mídia não deve tomar o lugar de dormir o suficiente e ser ativo.
- Limite o tempo de tela a 1 hora por dia ou menos para crianças de 2 a 5 anos.
- Desencoraje qualquer tempo de tela, exceto bate-papo por vídeo, para crianças menores de 18 meses.
- Escolha uma programação de alta qualidade e assista com seus filhos para ajudá-los a entender o que estão vendo.
- Mantenha TVs, computadores, tablets, telefones e videogames fora do quarto das crianças.
- Desligue as telas durante as refeições.
Quanto exercício é suficiente?
Os pais e cuidadores podem ajudar a garantir que as crianças sejam ativas todos os dias. Especialistas e estudos recomendam:
- Para crianças e adolescentes em idade escolar (6 a 17 anos): 60 minutos ou mais de atividade física moderada a vigorosa diariamente. Isso deve incluir atividades de fortalecimento muscular e ósseo pelo menos 3 dias por semana.
- Para pré-escolares: brincadeiras ativas durante todo o dia. Um período de tempo não foi bem definido, mas uma meta razoável poderia ser de 3 horas por dia de atividades leves, moderadas e vigorosas. Isso deve incluir brincadeiras livres ativas não estruturadas e atividades físicas planejadas e lideradas por adultos.
- Crianças menores de 3 anos inclua atividades leves, brincadeiras ativas e movimentos enérgicos, como pular e correr.
Crianças pequenas não devem ficar inativas por longos períodos de tempo (mais do que 1 hora) a menos que estejam dormindo. E crianças em idade escolar não devem ficar inativas por períodos superiores a 2 horas.
Mas, lembre-se de levar as crianças à um local adaptado e pronto para receber pessoas nesta idade. A Academia Muro Azul é um exemplo neste sentido, somos uma academia para crianças, adultos e idosos, fale conosco e venha conhecer nosso espaço e exercícios específicos para as crianças!