A natação para deficientes físicos é um esporte muito indicado, pois aumenta a sensação de independência, bem-estar, trabalha várias áreas do corpo, além de ser um momento de lazer, também é muito benéfico para a saúde.
Antes de fazer a matrícula e entrar na aula de natação, é muito importante que seja feita uma visita ao médico, para que as atividades do esporte sejam realizadas com tranquilidade, pois dependendo da situação, pode ser que o profissional de saúde não autorize que o indivíduo pratique esse tipo de atividade.
Os professores de natação têm que dar suporte, tem que prestar muita atenção e cuidar muito bem dos atletas; e os exercícios podem se diferenciar, dependendo da limitação ou deficiência apresentada por cada aluno matriculado que seja portador de alguma deficiência física.
Benefícios da natação para quem tem alguma limitação física:
- Melhora a postura
- Faz bem para o coração
- Aumenta a sensação de liberdade
- Auxilia na coordenação motora
- Melhora a respiração
- Melhora a autoestima
- É um meio de socialização
A água proporciona inúmeros benefícios para indivíduos com deficiências, como redução e estimulação de músculos paralisados, fortalecimento da musculatura, alívio de dores, trabalho sem preocupação com o atrito, intervenção perceptivo-motora e independente na mobilidade, entre outras […] A água em temperatura adequada pode proporcionar relaxamento muscular, diminuição de espasmos, sensação de bem-estar, autoestima e alegria. (CASTRO, 2011, p. 412).
Competição entre os atletas com deficiência física na natação
A natação permite que os atletas, mesmo com alguma deficiência física, possam competir entre si, e é tudo muito bem organizado com relação às regras que foram definidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Essas regras não são só aplicadas em competições, também são aplicadas em alguns clubes e academias de natação.
O indivíduo atleta torna-se hábil para competir no mundo, aprende a derrotar seu oponente com respeito e aprende a perder com dignidade. O ambiente esportivo permite ao atleta criar um senso de responsabilidade política. O atleta com deficiência aprende a ajudar outros competidores a superar a deficiência e a baixa autoestima (Revista Saber Acadêmico).
É recomendável que os atletas em competição, obedeçam às orientações do instrutor, para que as atividades de natação sejam realizadas corretamente e não ocorra nenhum dano à saúde.
Não pode fazer natação quem está com:
- Faringite;
- Rinite;
- Sinusite;
- Infecções pulmonares;
É muito importante que os atletas de natação leve em consideração essas recomendações:
- É recomendável que os alunos tomem uma ducha antes de entrar na piscina;
- Evitem o uso de creme hidratante e óleo corporal antes de entrar na água;
- Evitem a utilização de creme de cabelo;
- Façam aquecimento e alongamento;
- Usem as roupas de banho e equipamentos adequados para fazer natação;
- Se alimentem ao menos 30 minutos antes de realizar a atividade aquática;
A natação para pessoas que têm algum tipo de deficiência física, requer mais cuidados:
- É muito importante que as atividades de natação sejam adaptadas ao indivíduo que vai realizar determinada atividade;
- Observar se o local tem rampas de acesso e fazer uso desse recurso é aconselhável, caso o local não tiver, vale a pena sugerir a inclusão, para o dono do clube ou academia;
- A utilização de sons, pode relaxar o atleta e estimular a natação;
- A temperatura da água deve ser agradável;
Ótimas dicas que faz diferença na aula de natação para portadores de deficiência:
– Familiarização
Antes de qualquer atividade na água, é muito importante que o professor de natação procure familiarizar o indivíduo com a água, ambiente e também com os exercícios, para que ele possa ter uma agradável experiência nas aulas de natação, sem estranhar nada.
– Metas possíveis
Não adianta colocar metas impossíveis de serem realizadas, que mesmo que o praticante se empolgue no início, para realizá-las no decorrer do tempo pode acabar se desanimando e não levar mais a sério a meta que foi lançada. É fundamental que o professor analise o quadro do atleta e só depois coloque uma meta plausível.
– Plano de atividades personalizado
Não é recomendável passar o mesmo plano de exercícios, para todos os atletas sem levar em consideração as limitações e os objetivos de cada um, sendo assim um atendimento personalizado na aula de natação faz toda a diferença, tanto para o aluno que vai sentir o cuidado e a preocupação que o professor demonstrou ao planejar essa aula diferenciada, quanto para o professor e também para os pais que vão ver mais resultados.
– Um som bacana
Colocar música anima os atletas e dependendo da música dá também uma maior sensação de liberdade. Se o aluno de natação for criança, a música pode ajudá-lo a acalmar, e pode também proporcionar para ele momentos bem divertidos.
Gostou do artigo?
Entre em contato conosco da academia Muro Azul e faça já a sua matrícula e também a matrícula dos seus filhos na aula de natação.
Proporcionar bem-estar e te auxiliar na superação é a nossa missão!