O sedentarismo infantil é um problema sério. É importante conhecê-lo e saber como você pode evitá-lo e combatê-lo, garantindo assim a saúde dos seus filhos e das crianças com as quais você tem contato.
Felizmente, a infância é uma idade muito convidativa para se exercitar, se divertir e praticar muitas atividades físicas. É isso que você precisa entender e incentivar seus filhos a fazerem!
Vamos desmistificar o Sedentarismo Infantil!
Uma criança sedentária não é, necessariamente, aquela que não pratica exercícios físicos propriamente ditos. O sedentarismo é a falta de atividade física de qualquer tipo, ou seja, se manifesta quando a pessoa passa o dia inteiro sentada ou deitada e evita fazer qualquer tipo de esforço físico.
O sedentarismo leva à redução no gasto calórico de uma pessoa. Quando alguém não se mantém em movimento e adquire uma rotina sedentária, seu organismo deixa de gastar a energia que deveria e os alimentos consumidos se refletem em gordura.
Em crianças, isso pode levar à obesidade infantil e a uma série de outros problemas de saúde, especialmente os cardiorespiratórios.
Que atividades ajudam a combater o sedentarismo?
De uma forma geral, o sedentarismo é prevenido e combatido com uma rotina de atividades físicas. Novamente, não significa que você precisa passar horas do seu dia treinando em uma academia – embora isso irá fazer bem à sua saúde.
Existem atividades que podem ser realizadas por quase qualquer pessoa, como:
- limpar a casa;
- trocar elevadores por escadas;
- sempre que possível, deixar o carro na garagem e ir até o destino a pé ou de bicicleta;
- levar o seu pet para passear;
- substituir opções de lazer sem movimento (como assistir a um filme) por uma caminhada no parque;
- brincar com as crianças em casa.
Mesmo em repouso, o corpo queima calorias. Contudo, para isso acontecer, é preciso ter uma rotina de exercícios físicos. Do contrário, as calorias se acumulam e o corpo transforma isso em gordura.
Como combater o sedentarismo infantil, afinal?
Algumas das atividades já mencionadas não devem ser realizadas por crianças, especialmente sem a supervisão de um adulto. Por isso, é importante pensar na rotina de atividades físicas do seu filho.
O sedentarismo infantil pode ser afastado no dia a dia, com brincadeiras que demandam esforço físico e levam a criança a ambientes externos. Com celulares, tablets, videogames e computadores, pode ser difícil mudar a perspectiva de uma criança e incentivá-la a praticar atividades físicas. Mas, não é uma tarefa impossível.
Além disso, você pode matricular seu filho em uma academia infantil, que traz exercícios lúdicos e benéficos para as crianças, além de aulas de natação e outros esportes e artes marciais.
Tudo isso faz a diferença, mas começa com comunicação. Você, seu filho e o médico que cuida dele precisam estar na mesma página quanto à saúde da criança e o que pode ser feito para evitar o sedentarismo infantil.
Convidamos você a conhecer a Academia Muro Azul, uma academia com mais de 50 anos de tradição e experiência. Temos treinos voltados a crianças, jovens, adultos e idosos, cada um com suas próprias características e ritmo!