Muro Azul 02 - Muro Azul

Atendimento

Quando a maioria dos adultos pensa em exercícios, eles se imaginam malhando na academia, correndo em uma esteira ou levantando pesos, e a vantagem da academia para as crianças?

Para as crianças, o exercício significa brincar e ser fisicamente ativo. As crianças se exercitam quando têm aula de educação física na escola, no recreio, na aula de dança ou no treino de futebol, andando de bicicleta ou brincando de pique-pega.

Os muitos benefícios do exercício

Todos podem se beneficiar do exercício regular. As crianças ativas terão:

  1. Músculos e ossos mais fortes
  2. Peso saudável
  3. Menos chance de ter diabetes tipo 2
  4. Boa pressão arterial e bons níveis de colesterol no sangue
  5. Mais autoestima e menos chances de ter depressão ou ansiedade

Além de aproveitar os benefícios de saúde do exercício regular, as crianças em forma dormem melhor. 

O exercício também melhora o desempenho escolar e torna as crianças menos propensas a desenvolver depressão. Crianças que se exercitam regularmente são mais capazes de lidar com desafios físicos e emocionais, desde correr para pegar um ônibus até estudar para uma prova.

Os 3 elementos da boa forma

Se você já observou crianças em um parquinho, viu os 3 elementos do condicionamento físico em ação quando elas:

  1. Correm (resistencia)
  2. Se penduram em barras (força);
  3. Curvam-se bem para marrar os sapatos (flexibilidade);

Os pais devem incentivar seus filhos a fazer uma variedade de atividades para que possam trabalhar nesses aspectos, e uma academia para crianças pode ajudar. 

A resistência se desenvolve quando as crianças praticam exercícios aeróbicos regularmente. Durante o exercício aeróbico, grandes músculos se movem, o coração bate mais rápido e a pessoa respira com mais força. A atividade aeróbica fortalece o coração e melhora a capacidade do corpo de fornecer oxigênio a todas as células.

O exercício aeróbico pode ser divertido para adultos e crianças. As atividades aeróbicas incluem:

Mais força e flexibilidade

Melhorar a força não significa levantar pesos. Em vez disso, as crianças podem fazer flexões, abdominais, flexões e outros exercícios para ajudar a tonificar e fortalecer os músculos. 

Eles também melhoram sua força quando escalam, fazem parada de mão ou lutam. O fortalecimento muscular e exercícios aeróbicos, como correr, pular e pular, também ajudam a construir ossos fortes .

Os exercícios de alongamento ajudam a melhorar a flexibilidade , permitindo que os músculos e as articulações se dobrem e se movam facilmente em toda a sua amplitude de movimento. 

As crianças têm chances todos os dias de se alongar quando pegam um brinquedo, praticam uma abertura ou fazem uma estrela. Dança, ioga e artes marciais, como o karatê, são exemplos de atividades de flexibilidade.

O problema do sedentarismo

Crianças e adolescentes sentam muito mais do que costumavam. Eles passam horas todos os dias em frente às telas (TVs , smartphones, computadores, tablets e sistemas de jogos). Muito tempo de tela e pouca atividade física podem resultar em ganho de peso indesejado e até mesmo condições como ansiedade e depressão.

Uma das melhores maneiras de tornar as crianças mais ativas é limitar a quantidade de tempo gasto em atividades sedentárias, especialmente assistindo TV e usando telefones ou games. 

A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda algumas dicas para os pais impor aos filhos:

  1. Coloque limites no tempo gasto usando mídia, o que inclui TV, mídia social e videogames. A mídia não deve tomar o lugar de dormir o suficiente e ser ativo.
  2. Limite o tempo de tela a 1 hora por dia ou menos para crianças de 2 a 5 anos.
  3. Desencoraje qualquer tempo de tela, exceto bate-papo por vídeo, para crianças menores de 18 meses.
  4. Escolha uma programação de alta qualidade e assista com seus filhos para ajudá-los a entender o que estão vendo.
  5. Mantenha TVs, computadores, tablets, telefones e videogames fora do quarto das crianças.
  6. Desligue as telas durante as refeições.

Quanto exercício é suficiente?

Os pais e cuidadores podem ajudar a garantir que as crianças sejam ativas todos os dias. Especialistas e estudos recomendam: 

Crianças pequenas não devem ficar inativas por longos períodos de tempo (mais do que 1 hora) a menos que estejam dormindo. E crianças em idade escolar não devem ficar inativas por períodos superiores a 2 horas.

Mas, lembre-se de levar as crianças à um local adaptado e pronto para receber pessoas nesta idade. A Academia Muro Azul é um exemplo neste sentido, somos uma academia para crianças, adultos e idosos, fale conosco e venha conhecer nosso espaço e exercícios específicos para as crianças!

Algumas pessoas já ouviram falar sobre treinamento funcional, porém não fazem a menor ideia do que seja e de como fazer; em alguns casos são praticantes dessa modalidade e não sabem que são ou embora tenham um pouco de conhecimento sobre o treino concretizam a atividade de forma equivocada. 

Essa classificação de treinamento é rica em movimentos e colabora com o aprimoramento das funções do corpo em vários sentidos. O treinamento funcional é composto por vários benefícios, que o indivíduo praticante passa a contar a curto e longo prazo.

O que é treinamento funcional? 

É classificado como treino funcional os exercícios que realizamos de forma natural, sem a necessidade do uso de aparelho.  Exemplos: 

Caminhada, corrida, achamento, prancha, abdominal, flexão, salto, o ato de empurrar objetos, e assim por diante.

Esse tipo de atividade se faz presente também nos treinos de musculação, fazendo com que além do praticante contar com exercícios dinâmicos, conte também com ótimos resultados.

Vantagens

Umas das vantagens desse treinamento é que o praticante não precisa estar em um lugar específico para realizá-lo, pois ele pode ser concretizado em qualquer lugar como: na academia, em casa, na rua, na quadra esportiva, no parque, entre outros.

O treinamento pode ser praticado por todos, desde que não exista restrição médica e obedecendo em média inicialmente no mínimo de 30 a 45 minutos de duração. 

Lembrando que praticando os exercícios funcionais o indivíduo contará com o fortalecimento dos ossos, melhoria na mobilidade e contará também com ajuste no peso. São vários os benefícios do treinamento funcional, confira abaixo: 

Tempo ideal 

O tempo ideal para a realização dos exercícios funcionais  é de 30 minutos à 1h, mas é preciso reforçar que se o indivíduo está iniciando com os treinos é preciso respeitar os limites expressados pelo corpo. 

Você pode colocar essa ação de fazer o treino funcional em um determinado tempo e, como meta, ir aumentando gradativamente.

Foto grupo de jovens saudáveis ​​pessoas atléticas treinando pulando na caixa de ajuste no ginásio de fitness cross

Consulte seu médico

O treinamento funcional é super indicado para todos que queiram melhorar a saúde e não possuem nenhum impedimento médico. 

Algumas pessoas têm algumas condições, como na coluna, por isso, pode limitar a possibilidade de aderirem a algumas atividades que demandem velocidade e peso. 

É indispensável que antes de fazer um plano de treinos, você consulte o médico, faça os exames necessários (caso o profissional venha exigir) e se ele autorizar que você realize as atividades, aproveite cada exercício da melhor forma possível, para que você conte com uma incrível resposta na saúde. 

O treino funcional pode ser feito com a ajuda de alguns objetos específicos como: 

– Cones 

– Corda 

– Faixa elástica 

– Bola 

– Pesos 

– Entre outros 

Cuidados

Fazendo exercícios funcionais, em casa e sem o auxílio de um profissional da área, você corre o risco de fazer de forma inadequada e acabar se machucando. 

De acordo com uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo), também às pessoas idosas, não é indicada a realização do treino funcional mais de duas vezes por semana, para que não ocorra nenhum tipo de desequilíbrio vinculado à saúde.

É essencial que você procure ter o acompanhamento de um instrutor, para realizar o treinamento funcional, pois dessa forma além de fazer os exercícios da forma correta, você elimina as chances de ter alguma lesão durante determinada atividade. 

O fato de uma pessoa ser sedentária, não a classifica como incapaz de concretizar o treinamento. Os indivíduos sedentários, com o auxílio de um profissional qualificado, podem se exercitar tranquilamente, contribuindo ativamente com a melhora da qualidade de vida. 

Para contar com mais saúde e alcançar a meta de ter o corpo ideal, o que você precisa é dar o primeiro passo agendando a sua matrícula na academia Muro Azul. 

Por meio dela, além de contar com o treinamento funcional, você contará com vários aparelhos e com um grupo incrível de instrutores, que farão o possível para lhe auxiliar na jornada de melhorias. 

O treinamento funcional aliado a disciplina traz ótimos resultados  ao praticante 

O treinamento funcional se caracteriza por ser uma série de exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar, trabalha várias partes do corpo e além disso é muito  benéfico para a saúde, pois além de aprimorar a condição corporal, também é um antídoto para a mente, reduz a ansiedade e é muito indicado também para quem tem depressão. 

Foi na fisioterapia que o treinamento funcional ganhou destaque, auxiliando de  forma eficiente  na melhora dos pacientes que tinham problemas relacionados ao corpo. Somente depois com o tempo que esse tipo de treinamento se popularizou em outras áreas. 

Benefícios do treinamento funcional: 

O treinamento funcional trabalha o corpo com uma riqueza de movimentos, que tem que ser muito bem executados e feitos com disciplina, tanto no dia a dia, quanto em algum esporte específico, conforme demonstra as categorias de treino funcional abaixo: 

Indivíduos de qualquer idade podem fazer treinamento funcional, porém diante de alguma limitação específica, exemplo: problema na coluna, é muito importante conversar com um profissional da saúde, para ver se pode fazer esse tipo de treinamento, se a resposta for não, respeite e compreenda que é para preservar sua saúde. 

O treinamento funcional é indicado para pessoas que querem emagrecer, pessoas sedentárias, pessoas que querem adquirir mais força e para quem quer dar uma melhor definição para determinada área do corpo, por exemplo: o agachamento, trabalha o bumbum dando a ele um formato saliente. 

Foto grátis mulher em tiro completo fazendo agachamento

Dicas para tornar mais prazeroso e eficaz o treinamento funcional:

O treinamento funcional traz vários benefícios à saúde e em vários outros aspectos, mas não adianta nada você fazer os exercícios de 1 a 3 dias e parar.  Para contar com excelentes resultados é muito importante que você leve a sério as atividades, se concentrando na sua meta e na possibilidade de superá-la. 

Marque um horário específico para fazer o treinamento funcional, seja pontual com o horário e também com as atividades. A prática leva à perfeição, quanto mais você se exercita, mais perto da sua meta você fica. Nada de fazer um dia e falhar uma semana, se você tem objetivo o seu esforço será preciso. 

É muito importante que você se sinta bem fazendo o treinamento, por isso é recomendável que você defina um local, para fazer sua atividade e prepare esse ambiente, usando sua criatividade. Você pode colocar uma música, colocar um espelho grande, para você observar sua postura, entre outros detalhes. Quando você for para a academia, você pode levar o seu celular e o fone de ouvido, para treinar ouvindo sua playlist preferida. 

Sua garrafinha de água tem que ser sua melhor amiga, ainda mais fazendo uma série de exercícios, aí que tem que potencializar o consumo de água, para não correr o risco de ficar desidratado. 

Se você quer ter ótimos resultados é fundamental que você se dedique ao máximo, para que isso aconteça. Não adianta fazer as atividades e depois na hora da refeição fazer uma cópia de uma montanha no prato ou comer vários doces e alimentos gordurosos. Tenha uma alimentação saudável e equilibrada! 

Algumas pessoas na tentativa de bater a meta, forçam tanto em um determinado exercício que acabam se machucando. Se você não consegue fazer alguma atividade, respire, se acalme e não estoure sua limitação. Comece fazendo aos poucos, celebrando cada conquista, dessa forma ficará mais próximo do corpo desejado.

Não fique se baseando na capacidade e no resultado dos outros, se concentre em você e viva no total estado presente quando estiver fazendo seu treinamento, com a certeza que você vai se entregar ao máximo e colher bons frutos por isso. 

De mais valor ao conforto quando for se vestir para fazer seus exercícios, não adianta nada a roupa escolhida ser linda, porém você não conseguir respirar direito com ela, ou então não puder dar nenhum pulo que a roupa corre o risco de rasgar. Selecione bem a vestimenta, pois ela faz toda a diferença na realização das atividades. 

Alguns indivíduos, tem uma mania feia de ficar diminuído a conquista dos outros dizendo que não viu nenhuma diferença por exemplo ou ficam falando que é impossível alcançar determinado resultado. Não dê ouvido a esses comentários, pois essas pessoas falam isso exatamente, para você se desmotivar. Vista-se de determinação e vá fazer seu treinamento funcional! 

Na academia Muro Azul além de você contar com vários aparelhos para realizar atividade física, você também contará com excelentes profissionais para lhe auxiliar com o treinamento funcional.

Se você ainda não fez sua matrícula na academia, entre em contato agora para matricular-se, pois sua saúde merece cuidados! 

Foto vamos fazer isso sucesso atlético músculos e corpo fortes treino esportivo de casal com esteira de ginástica e corda de pular equipamento esportivo mulher feliz e homem barbudo malhando na academia vamos fazer isso juntos
1