Muro Azul 02 - Muro Azul

Atendimento

A natação para crianças é uma habilidade valiosa e importante que todas devem aprender. 

Além de ser uma atividade divertida e refrescante, a natação também oferece uma série de benefícios para a saúde física e mental das crianças. As aulas são a melhor forma de garantir que aprendam a nadar da forma segura e correta, desenvolvendo habilidades e confiança na água.

A natação também é uma ótima atividade aeróbica que ajuda a aumentar a saúde cardiovascular e respiratória das crianças, melhorando seu sistema imunológico e ajudando a prevenir doenças relacionadas à obesidade.

A partir de uma idade precoce, as aulas de natação para crianças podem ajudar a melhorar a coordenação motora e o equilíbrio das crianças, bem como desenvolver sua força e flexibilidade. Confira a seguir alguns motivos para colocar os pequenos na aula de natação o mais breve possível!

8 Benefícios das aulas de natação para crianças

A natação requer força de todo o corpo e ajuda as crianças a desenvolver músculos com segurança. 

Trata-se de um esporte de baixo impacto, o que significa que as crianças têm uma chance muito menor de ferir articulações ou ossos, do que quando realizam outras práticas. Além disso, é possível se exercitar por mais tempo na água do que em terra sem dores musculares ou articulares. 

Confira mais alguns benefícios da natação para crianças.

1. Um coração mais saudável

A natação promove uma saúde cardiovascular superior. Fortalece o coração, tornando-o mais eficiente no fornecimento de sangue para o restante corpo. Estudos também mostram que nadar várias vezes por semana pode melhorar a função dos vasos sanguíneos e diminuir a pressão arterial.

Saúde cardiovascular superior e músculos mais fortes, são dois benefícios da natação para crianças, resultantes em resistência corporal. Essa resistência pode ser transferida para outros esportes e atividades que a criança goste, caso queira.

2. Amor pelo exercício

Um dos benefícios mais significativos da natação para crianças é que elas aprendem a associar exercícios com diversão, desde cedo. Uma relação positiva com o exercício pode permanecer com seus filhos por toda a vida.

3. Melhora do sono

Muitos pais lutam para que seus filhos relaxem na hora de dormir. A natação é um treino de corpo inteiro que requer muita energia. Este nível de esforço pode resultar em um sono melhorado e na hora certa.

4. Saúde Mental Superior

Um dos benefícios mais poderosos das aulas de natação é que elas podem ajudar a relaxar a mente. 

Estar na água é naturalmente calmante, enquanto o exercício de natação libera as substâncias químicas do bem-estar no cérebro conhecidas como endorfinas. Os exercícios também reduzem o cortisol, o hormônio do estresse.

5. Maior confiança

A confiança é uma característica que pode ajudar as crianças na escola, nos esportes e ao longo da vida. 

O esporte impulsiona maior confiança, pois permite aos pequenos ver e sentir que estão avançando no esporte. Eles podem começar as aulas sentindo-se nervosos, mas aprenderão rapidamente a nadar.

A natação desafia as crianças e as ajuda a superar seus medos. Ensina-lhes que podem estabelecer metas e alcançá-las por meio de trabalho árduo e disciplina.

6. Melhora da função cognitiva

Você pode não matricular seus filhos em aulas de natação para impactar seus acadêmicos, mas isso pode ser um efeito colateral natural. 

As crianças que aprendem a nadar cedo na vida tendem a ter habilidades motoras visuais superiores. Estudos também mostram que os jovens nadadores estão até 20 meses à frente de não nadadores, em habilidades como seguir instruções e resolver problemas.

Na verdade, as crianças que começam nadar desde cedo, alcançam marcos mentais e físicos mais cedo. Bebês também mostram habilidades motoras superiores quando faz natação. Habilidades ensinadas durante as aulas de natação, podem levar as crianças a um melhor desempenho em sala de aula.

7. Mais coordenação e equilíbrio

Os benefícios físicos da natação para crianças são abundantes e, também, ajuda a melhorar a força e a flexibilidade, resultando em mais equilíbrio e coordenação. Essas são habilidades físicas que também podem manter seus filhos seguros fora da água e melhorar sua capacidade de desempenho em outros esportes.

8. Habilidades sociais superiores

As aulas de natação são divertidas e podem levar a criança a ter um verdadeiro amor pelo esporte. Seus filhos poderão interagir com outras pessoas durante as aulas, além de poder desenvolver as habilidades necessárias para ingressar em uma equipe de natação futuramente.

Saúde física e mental a longo prazo

Além de seus benefícios físicos, as aulas de natação também podem ter impactos positivos na saúde mental das crianças. 

Em resumo, as aulas de natação são uma excelente maneira de garantir que as crianças desenvolvam habilidades importantes para a vida, ao mesmo tempo, em que se divertem e mantêm sua saúde e bem-estar.

É importante lembrar que as aulas de natação são uma oportunidade valiosa para as crianças, e que é fundamental encontrar um instrutor qualificado e um ambiente seguro e confortável para garantir o melhor aprendizado possível.

A Muro Azul oferece aulas de natação para transformar crianças em nadadores seguros e confiantes. O mais importante de tudo é que incentivamos as crianças a se divertirem e aproveitarem o processo de aprendizado da habilidade de nadar.

Nossos instrutores de natação profissionais estão ansiosos para ensinar seus pequenos no nosso ambiente acolhedor e relaxante. 

1