A natação é uma das atividades físicas mais completas que existem. Seja para crianças, jovens ou adultos, é sempre muito benéfico se exercitar na água.
Pensando em matricular seus filhos em aulas de natação para combater problemas respiratórios? Então, você precisa conferir as dicas que preparamos para você!
A Natação ajuda a combater problemas respiratórios, sim!
E esse não é o único benefício. Problemas respiratórios podem ser extremamente frustrantes para quem sofre com eles, independentemente da idade. Por isso, ter o apoio da natação pode fazer uma diferença gigantesca em termos de qualidade de vida.
Alguns problemas respiratórios estão diretamente ligados à imunidade de uma pessoa. A natação, por sua vez, trabalha diferentes partes do corpo, o que permite que alguém tenha não apenas a sua musculatura trabalhada, mas também apresente melhorias no sistema imunológico.
Não só isso, também é um exercício que trabalha a respiração do aluno. Por isso, certos problemas respiratórios podem ser aliviados.
Existem exceções?
Sim! A natação não cura problemas respiratórios. É preciso esclarecer isso porque, apesar de haver benefícios, o tratamento com um médico continua sendo indispensável. Inclusive, vale destacar que é o médico que dirá a você se a natação é ou não recomendada.
Existem alguns quadros que podem ser agravados durante a natação. Não é algo comum, mas você definitivamente deve conversar com seu médico se sofrer de:
- Asma;
- Bronquite;
- Otite;
- Sinusite;
- Faringite;
- Problemas de pele.
A consulta médica é o primeiro passo antes de começar qualquer treinamento, seja ele aquático ou terrestre. Lembre-se: a saúde vem em primeiro lugar!
Quais os benefícios da natação?
Agora que você sabe que a natação previne doenças respiratórias e traz melhorias na qualidade de vida de quem já tem problemas respiratórios, precisa conhecer alguns dos outros benefícios dessa modalidade de exercícios:
- Estimula a circulação sanguínea;
- Melhora a postura e o condicionamento físico;
- Queima calorias;
- Combate o estresse e a depressão;
- Trabalha os músculos de todo o corpo, como poucas atividades trabalham;
- Colabora com a qualidade do sono;
- Ajuda na recuperação de lesões;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Possui baixo impacto e, por isso, não apresenta riscos para as articulações;
- Pode ser praticada em qualquer idade.
Como começar a fazer natação?
Primeiro, você deve conversar com seu médico e verificar se a sua saúde está em ordem. Isso não significa que alguns problemas de saúde irão te impedir de fazer natação, mas é necessário entender se há alguma condição que pode ser complicada pela exposição prolongada à água ou submersão.
Depois, você precisará encontrar uma academia de confiança. Recomendamos que você opte por uma academia com longa tradição, experiência e suporte total durante cada uma das suas aulas.
Por fim, após encontrar a “academia certa” para você, recomendamos que você tenha uma rotina de exercícios que combine treinos aquáticos e terrestres. Isso ajudará bastante na sua jornada rumo a uma vida mais saudável!.
Convidamos você a conhecer a Academia Muro Azul, uma academia com mais de 50 anos de tradição e experiência. Temos treinos voltados a crianças, jovens, adultos e idosos, cada um com suas próprias características e ritmo!