Antes de entrar no mérito da questão, devemos nos perguntar se realmente precisamos perder peso.
A necessidade ou não de tentar “consertar” o organismo é de natureza puramente médica.
A dúvida de que é necessário perder alguns quilos deve surgir se:
- Há evidências de excesso de peso;
- Podem ser diagnosticadas alterações metabólicas na lipemia, glicemia, pressão arterial, entre outras;
- A qualidade de vida fica comprometida, por exemplo, devido ao aumento da fadiga.
A relação entre as massas corporais deixa a desejar, ou seja, há poucos músculos e uma quantidade razoável de gordura.
Que a estética não é uma necessidade, ainda que seja inegável que uma melhor composição corporal esteja associada a um melhor estado de saúde.
POR QUE PERDER PESO NA ACADEMIA É DIFÍCIL?
Por dois motivos:
- Para perder peso é necessário gerenciar a dieta;
- Para perder peso é aconselhável treinar completamente.
IMPORTÂNCIA DA DIETA TAMBÉM PARA PERDA DE PESO NA ACADEMIA
Poucos realmente entendem que você emagrece na mesa, não na academia. A capacidade humana de comer, digerir e absorver excede em muito a de queimar.
Não cometa o erro de pensar que isso é uma desvantagem para nós; sem essa característica, adquirida ao longo de milhões de anos de evolução, não estaríamos aqui hoje.
Para emagrecer, você precisa comer menos do que consome, estabelecendo o que, no jargão, é chamado de “balanço energético negativo”; a fórmula de cálculo é a seguinte: Balanço Energético = Energia ENTRADA – Energia SAÍDA.
É inegável que diversos fatores como tolerância à glicose e sensibilidade à insulina também estão envolvidos, cujo aumento leva a um maior potencial de perda de peso.
Nem mesmo para fazê-lo de propósito, porém, ambos sofrem um aumento à medida que a energia nutricional diminui e a atividade física motora aumenta.
Então, “no final da corrida”, são as calorias totais que fazem a diferença.
Digamos que uma boa estratégia para perder peso seja subtrair cerca de 30% das calorias do total, o que deve permitir que você perca algo próximo a 3 kg em um mês.
Se perder mais, há o risco de sobrecarregar excessivamente a mente e o corpo, ou ver o crescimento muscular prejudicado.
Se um pouco menos (-10 ou -20%), com a motivação certa a longo prazo, é possível obter excelentes resultados com um relativo empenho.
Quanto maior o grau de sobrepeso, maior a margem para trabalhar sem medo da depleção do tecido muscular.
Por outro lado, se o trabalho for de tipo estético e orientado para o corte de uma gordura corporal já não abundante (por exemplo 12%), é aconselhável proceder a cortes calóricos não muito consistentes e avaliar o progresso.
POR QUE QUASE TODAS AS DIETAS FALHAM?
Por outro lado, comer menos não é fácil. Muitos acreditam que isso se deve à incapacidade de suportar a sensação de “fome”.
Felizmente, este não é o caso. Hoje, o maior conhecimento no campo da dietética e dietoterapia permite rever completamente a abordagem da dieta hipocalórica de emagrecimento em comparação com o final do século XX. Uma dieta de “fome” é a dieta errada.
Isso não significa que o percentual de insucessos entre aqueles que iniciam uma terapia nutricional para perda de peso ainda seja alto.
O que ocorre é que as pessoas comem principalmente devido ao seu estado emocional fragilizado.
Isso é demonstrado pelo tipo de alimentos que são predominantemente comidos em excesso: ou muito doces ou muito salgados; ou muito crocantes ou muito cremosos etc.
Vale notar que, na maioria dos casos, a tendência de exagerar na mesa se concentra na última refeição do dia, o jantar. Certamente não é uma coincidência.
Durante o dia você é tomado por mil pensamentos e o frenesi permite que você ignore os estímulos fisiológicos, ou não pense em seus problemas.
Quantos percebem apenas no fim do dia que não beberam nem um copo de água? Ou não foram ao banheiro? Ou trocou o almoço pelo fast food?
Esse descaso será pago com juros no jantar, quando além de ter não só apetite sentir fome de verdade.
COMO TREINAR PARA PERDER PESO NA ACADEMIA
A melhor coisa a se fazer para perder peso na academia é treinar visando isso.
Cada tipo de esforço oferece vantagens em termos de emagrecimento, razão pela qual deve caracterizar todas as tabelas com esta finalidade.
Como você pôde ver neste artigo, existe, sim, a possibilidade de perder peso na academia, mas vale ressaltar que milagres não existem!
De nada adianta você ir todos os dias à academia e se empanturrar de comidas calóricas, como sanduíches, chocolates etc.
Gostou do artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo, OK?