Algumas pessoas já ouviram falar sobre treinamento funcional, porém não fazem a menor ideia do que seja e de como fazer; em alguns casos são praticantes dessa modalidade e não sabem que são ou embora tenham um pouco de conhecimento sobre o treino concretizam a atividade de forma equivocada.
Essa classificação de treinamento é rica em movimentos e colabora com o aprimoramento das funções do corpo em vários sentidos. O treinamento funcional é composto por vários benefícios, que o indivíduo praticante passa a contar a curto e longo prazo.
O que é treinamento funcional?
É classificado como treino funcional os exercícios que realizamos de forma natural, sem a necessidade do uso de aparelho. Exemplos:
Caminhada, corrida, achamento, prancha, abdominal, flexão, salto, o ato de empurrar objetos, e assim por diante.
Esse tipo de atividade se faz presente também nos treinos de musculação, fazendo com que além do praticante contar com exercícios dinâmicos, conte também com ótimos resultados.
Vantagens
Umas das vantagens desse treinamento é que o praticante não precisa estar em um lugar específico para realizá-lo, pois ele pode ser concretizado em qualquer lugar como: na academia, em casa, na rua, na quadra esportiva, no parque, entre outros.
O treinamento pode ser praticado por todos, desde que não exista restrição médica e obedecendo em média inicialmente no mínimo de 30 a 45 minutos de duração.
Lembrando que praticando os exercícios funcionais o indivíduo contará com o fortalecimento dos ossos, melhoria na mobilidade e contará também com ajuste no peso. São vários os benefícios do treinamento funcional, confira abaixo:
- Muda o humor de forma positiva
- Auxilia no emagrecimento
- Fortalece os músculos
- Aumenta a resistência
- Melhora a coordenação motora
- Atenua a ansiedade e também o estresse
- Aperfeiçoa a agilidade
- O esportista passa a contar com a melhora cardiorrespiratória
- Aprimora a concentração
- Melhora a qualidade de sono
- Corrige a postura
- Faz com que o indivíduo passe a ter mais força
Tempo ideal
O tempo ideal para a realização dos exercícios funcionais é de 30 minutos à 1h, mas é preciso reforçar que se o indivíduo está iniciando com os treinos é preciso respeitar os limites expressados pelo corpo.
Você pode colocar essa ação de fazer o treino funcional em um determinado tempo e, como meta, ir aumentando gradativamente.
Consulte seu médico
O treinamento funcional é super indicado para todos que queiram melhorar a saúde e não possuem nenhum impedimento médico.
Algumas pessoas têm algumas condições, como na coluna, por isso, pode limitar a possibilidade de aderirem a algumas atividades que demandem velocidade e peso.
É indispensável que antes de fazer um plano de treinos, você consulte o médico, faça os exames necessários (caso o profissional venha exigir) e se ele autorizar que você realize as atividades, aproveite cada exercício da melhor forma possível, para que você conte com uma incrível resposta na saúde.
O treino funcional pode ser feito com a ajuda de alguns objetos específicos como:
– Cones
– Corda
– Faixa elástica
– Bola
– Pesos
– Entre outros
Cuidados
Fazendo exercícios funcionais, em casa e sem o auxílio de um profissional da área, você corre o risco de fazer de forma inadequada e acabar se machucando.
De acordo com uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo), também às pessoas idosas, não é indicada a realização do treino funcional mais de duas vezes por semana, para que não ocorra nenhum tipo de desequilíbrio vinculado à saúde.
É essencial que você procure ter o acompanhamento de um instrutor, para realizar o treinamento funcional, pois dessa forma além de fazer os exercícios da forma correta, você elimina as chances de ter alguma lesão durante determinada atividade.
O fato de uma pessoa ser sedentária, não a classifica como incapaz de concretizar o treinamento. Os indivíduos sedentários, com o auxílio de um profissional qualificado, podem se exercitar tranquilamente, contribuindo ativamente com a melhora da qualidade de vida.
Para contar com mais saúde e alcançar a meta de ter o corpo ideal, o que você precisa é dar o primeiro passo agendando a sua matrícula na academia Muro Azul.
Por meio dela, além de contar com o treinamento funcional, você contará com vários aparelhos e com um grupo incrível de instrutores, que farão o possível para lhe auxiliar na jornada de melhorias.